(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Artigo
            Publicações             Artigos             João Batista
João Batista 28 de Junho de 2014 Dom Eurico dos Santos Veloso Artigo dos Bispos Ele pregou a penitência e a conversão para acolher o Salvador.
Dom Eurico dos Santos Veloso
Dom Eurico dos Santos Veloso Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG
A a     

João Batista, filho de Zacarias e de Isabel, foi o último profeta do Antigo Testamento. Chamava-se Batista pelo fato de ser um “batizador”.

João, cujo nome significa “Deus é propício”, veio à luz em idade avançada de seus pais.

Foi ele que disse o que repetimos em cada Eucaristia: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. E ele acrescentou: “Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim porque existia antes de mim”.

Ele pregou a penitência e a conversão para acolher o Salvador.

São Lucas, no primeiro capítulo do seu Evangelho, narra à concepção, o nascimento e a pregação de João Batista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos Homens.

A Igreja o celebra desde os primeiros séculos do cristianismo. É o único santo cujo nascimento e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão.

O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande alegria, cantos e danças folclóricas, fogueiras, quermesses que fazem de sua festa uma das mais populares e queridas de nosso povo.

Que Deus nos ajude para que a humildade, a coragem e a dedicação de João Batista na sua pregação do Reino sejam exemplo para todos nós, cristãos.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se