(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Artigo
            Publicações             Artigos             É Tempo do Advento
É Tempo do Advento 28 de Novembro de 2022 Dom Eurico dos Santos Veloso Artigo dos Bispos “E paz na terra aos seus” (Lc 2,14)
Dom Eurico dos Santos Veloso
Dom Eurico dos Santos Veloso Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG
A a     

Estamos perto de celebrar um dos acontecimentos mais importantes do cristianismo: o nascimento de Jesus Cristo — quando a aliança de Deus conosco se materializa. Aquele que veio para nos mostrar o caminho da salvação; Aquele que se fez carne para habitar entre nós; para nos ensinar que a vida é fé, é solidariedade, é bondade e é paz.

O Natal de Jesus também marca o início do Ano Litúrgico para os irmãos católicos. É Tempo do Advento, um momento importantíssimo que compreende as quatro semanas que antecedem o Natal.  

Advento significa vinda ou chegada. Assim, o Tempo do Advento é um convite a nos prepararmos para a chegada, a vinda de Jesus Cristo.  

Neste ano, o Tempo do Advento começou em 27 de novembro, indo até o dia 24 de dezembro. É um tempo de alegria pela espera do Senhor.  

O Antigo Testamento anuncia a expectativa pela vinda do Messias, como diziam os antigos profetas, num sinal de gratidão a Deus por nos contemplar em glória com a presença do Salvador, o divino Redentor.  

Foi no século V que surgiram os primeiros indícios de um tempo de preparação para o Natal. Naquela época, o Bispo de Tours, São Perpétuo, havia sugerido três dias de jejum nas do nascimento de Jesus Cristo. Tempos depois, o Papa São Gregório Magno foi o primeiro a escrever um relato oficial para o Advento.

O Tempo do Advento é também marcado pelo reconhecimento da importância de Maria e João Batista. Maria foi a escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade. João Batista também teve um papel importante: o de preparar os homens para a chegada do Cordeiro.  

O Advento se divide em dois períodos. No primeiro, a Igreja nos convida a viver a esperança da vinda gloriosa de Jesus Cristo. No segundo período, a Igreja nos orienta a nos prepararmos para o Natal de Jesus, quando se aproxima o cumprimento da promessa salvífica de Deus. É quando os profetas anunciaram o nascimento de Jesus Cristo com riqueza de detalhes. Ele nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi e seu Reino não terá fim.

Assim, as quatro semanas do Tempo do Advento devem ser vividas intensamente pelas famílias.  

Que possamos nos inspirar nas Escrituras Sagradas presentes em cada semana.

Primeira semana do Advento — “Vigiai e estai preparados, porque não sabeis a que hora virá o Filho do homem” (Mt 24, 42–44) e “Por que dormis? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação” (Lc 22,46).  

Segunda semana do Advento — “Fazei penitência, porque está próximo o reino dos céus. Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mt 3, 2-3).  

Terceira semana do Advento — A Liturgia nos recorda o “Sim” de Maria. “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,26-38).

Quarta semana do Advento — “Eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua esposa, porque aquele que foi nela concebido é obra do Espírito Santo” (Mt 1,20).

Vivamos intensamente o Advento. Com ele temos a obrigação de uma boa e completa confissão auricular. Em seguida vamos preparar o nosso presépio e celebrar em comunidade, dignamente, a Novena do Natal. Que possamos nos preparar para a vinda Daquele que nos salvará.

Saudações em Cristo!

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se