(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Artigo
            Publicações             Artigos             De Montes Claros para Goiânia: uma nova missão
De Montes Claros para Goiânia: uma nova missão 15 de Dezembro de 2021 Dom João Justino de Medeiros Silva Artigo dos Bispos “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27)
Dom João Justino de Medeiros Silva
Dom João Justino de Medeiros Silva Arcebispo Metropolitano de Montes Claros - MG
A a     

No dia 9 de dezembro de 2021, a Igreja, na pessoa do Papa Francisco, pediu-me uma nova missão. Ordenou-me deixar a Igreja de Montes Claros (MG) e ir servir à Igreja de Goiânia (GO). Quando recebi o comunicado da nomeação, lembrei-me, mais uma vez, dos meus primeiros retiros vocacionais. Eu era um adolescente ainda quando meditava e rezava a vocação de Abraão: “Sai da tua terra e vai...” (Gn 12, 1). Hoje compreendo que a nossa vida de discípulos missionários de Jesus Cristo é marcada pela dinâmica do êxodo, isto é, devemos estar sempre preparados para sair, para deixar, para renunciar, para ir... “Tudo por causa de um grande amor”: Jesus Cristo, seu Evangelho, o Reino do Pai.

Meu coração está sereno, porque mais uma vez poderei dizer como o Senhor: “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27). Estou feliz, porque novamente chamado “Para dar testemunho da luz” (Jo 1, 8b). Mas, também, já estou sofrendo das saudades dessa gente querida da Arquidiocese de Montes Claros, que aprendi a amar. Aqui fui muito bem acolhido, em maio de 2017. Comecei a escutar os clamores da Igreja de Montes Claros e a sonhar tantos projetos. Abrimos junto com o clero e o laicato muitas portas e janelas. Trilhamos o bonito caminho da IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e estabelecemos as Diretrizes para a Ação Evangelizadora do quadriênio 2021-2024. Procuramos dar agilidade às estruturas arquidiocesanas, com as foranias, novas paróquias, reorganização do atendimento das comunidades rurais, os vicariatos e a organização do economato, com os setores do Centro Administrativo. Estivemos muito atentos ao caminho do Seminário Maior. Levamos para o interior o Propedêutico, desdobrando-o em duas comunidades. Demos os primeiros passos para a criação do Santuário Senhor do Bonfim, em Bocaiúva. Sei que não é aqui o espaço para citar os muitos projetos que foram iniciados. Tenho muito a agradecer a tantas pessoas generosas que estiveram comigo em diversas situações.

Os poucos anos aqui passados foram de muito aprendizado para mim. Sei que na escola do Evangelho e da Igreja sou e devo ser sempre um aprendiz. Com certeza cometi equívocos. Aqui estive por inteiro me dedicando, me derramando. É meu jeito de ser. Se ofendi alguém por ser assim, peço perdão. No entanto, sempre fui movido por uma paixão especial: tudo fazer para que a Arquidiocese de Montes Claros ficasse fortalecida em sua missão, sem vaidades, pois é preciso que essa Igreja esteja eficazmente a serviço do verdadeiro “Clarão do Norte”, que é Jesus Cristo.

Permaneço em Montes Claros por mais dois meses, prazo que tenho para organizar a conclusão de minha missão aqui e preparar-me para o início da missão na Arquidiocese de Goiânia. Cumprirei a agenda de início de ministério dos padres e diáconos, tal como foi publicado recentemente. Também, presidirei as ordenações já aprovadas e marcadas. Aproveitarei este tempo para agradecer, pedir perdão e me despedir. Conto muito com as orações de vocês, para que eu possa responder com generosidade de coração e de fé o que os irmãos e irmãs da Igreja de Goiânia esperam de mim. Na comunhão da fé quero estar junto com os irmãos e irmãs da Arquidiocese de Montes Claros sob o manto de Maria, Mãe da Igreja. E nos encontraremos todos os dias, em cada eucaristia celebrada, ao suplicarmos pela Igreja peregrina.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se