(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Artigo
            Publicações             Artigos             Campanha da Fraternidade 2020
Campanha da Fraternidade 2020 04 de Março de 2020 Dom Paulo Francisco Machado Artigo dos Bispos "A CF 2020 nos estimula a abrir os olhos do coração para à luz do Espírito"
Dom Paulo Francisco Machado
Dom Paulo Francisco Machado Bispo Diocesano da Diocese de Uberlândia - MG
A a     

Como ocorre todos os anos desde 1965, a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade por ocasião da Quaresma. Neste ano de 2020 foi proposto o Tema: “ Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e, o Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

Neste tempo da Quaresma, que se abre com a quarta-feira de Cinzas, a Igreja nos convida a tomar a bela parábola do Bom Samaritano, apresentada por Jesus para dar resposta à pergunta: “Quem é o meu próximo? ” Recordemos: um homem foi assaltado e deixado ferido, quase morto, no caminho. Dois passantes insensíveis não deram atenção ao caído, enquanto, passa também um samaritano que “viu, compadeceu-se e cuidou dele” (Lc10,33-34).

Sem levar em conta uma antiga e bela interpretação a afirmar que é o próprio Jesus este bom Samaritano que nos curou com o seu sangue, ofertou no alto da cruz o sacrifício da nossa redenção, e lavou-nos com a água do seu Espirito, tornando-nos novas criaturas. Tomaremos sim, para nossa reflexão e vivência da CF 2020, os três verbos encontrados no texto da parábola: “ Viu, compadeceu-se e cuidou dele”.

O samaritano “VIU”. Somos convidados, ou até mesmo intimados pelo amor a Cristo e aos irmãos, a ver os feridos de nossa sociedade. Esta é uma tarefa a exigir a extirpação do egoísmo, esta nossa insistência em olhar somente para nós mesmos, este terrível vício – porque não dizer pecado – de tirar Deus e o próximo do centro de nosso coração. O egoísta só vê a si mesmo, faz de si o ídolo diante do qual constantemente se prostra em adoração. E, como bem sabemos, e a Sagrada Escritura nos ensina, todo ídolo tem “olhos, mas não veem” (Ez12,12).

Bem diferente é o verdadeiro Deus, Aquele que começa a reescrever a História, como História da salvação, dirigindo-se a Abraão, convidando-o à grande aventura de constituir um povo. Este por infidelidade é escravizado, mas Deus, por não ser cego, dirá a seu Servo Moisés: "Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos” ( Ex 3,7).

Também Jesus Cristo, Filho Eterno do Pai, ao viver entre nós, com atitudes, ensinou-nos a ver e compadecer-se, em muitas ocasiões, com o sofrimento do ser humano, destacando-se sempre uma profunda sensibilidade para com os pequeninos deste mundo.

Neste tempo, chamados à conversão, abramo-nos à ação do Espirito que quer purificar o nosso olhar, capacitando-nos, pela graça batismal, renovada solenemente na Vigília Pascal, no Sábado Santo, perceber os sofrimentos e angústias dos irmãos e irmãs. A CF 2020 nos estimula a abrir os olhos do coração para à luz do Espírito, estar atento ao próximo, gerar em nossa alma um sistema de fina sintonia para ver e ouvir as dores e os gemidos de nossos semelhantes.

Neste período da Quaresma, preparemo-nos para deixar o Espírito perscrutar nosso íntimo, para nos tornar mais conscientes de nossos pecados, pois se todos eles têm o selo do egoísmo, do amor a si mesmo que não permite perceber as lágrimas dos irmãos, a graça tem o selo do amor e nos coloca sob a luz do Espirito do Ressuscitado.

Participando com fé e piedade nos mistérios propostos pela Igreja, nesse tempo favorável e vivenciando no nosso dia a dia o que nos pede a Campanha da Fraternidade, o Espírito Santo iluminará nossos olhos para vivemos o mandamento novo: “Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei. Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13,34-35).

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se