(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
 Área do Usuário Entre ou cadastre-se
Artigo
            Publicações             Artigos             20 anos da Província Eclesiástica de Montes Claros
20 anos da Província Eclesiástica de Montes Claros 23 de Abril de 2021 Dom João Justino de Medeiros Silva Artigo dos Bispos
Dom João Justino de Medeiros Silva
Dom João Justino de Medeiros Silva Arcebispo Metropolitano de Montes Claros - MG
A a     

O dia 25 de abril assinala uma efeméride muito importante para a Igreja Católica em Montes Claros. Nessa data, em 2001, o Papa São João Paulo II, por meio da Bula Maiori Christifidelium, elevava a diocese de Montes Claros à sede da nova Província Eclesiástica, integrada pelas dioceses de Paracatu, Januária e Janaúba. Ao mesmo tempo, nomeava Dom Geraldo Majela de Castro, O. Praem., então bispo diocesano de Montes Claros, como primeiro arcebispo. Em junho daquele ano, Dom Geraldo Majela receberia, em Roma, o pálio arquiepiscopal. É sabido que Dom Leonardo de Miranda Pereira, hoje bispo emérito de Paracatu, trabalhou intensamente com o apoio de Dom Geraldo Majela e de Dom Anselmo Müller, MSF, à época bispo de Januária, em favor da reorganização da Igreja no Norte de Minas. Eles, com Dom José Mauro Pereira Bastos, primeiro bispo de Janaúba, puderam se alegrar com as primícias da nova Província.

Recordar a história e voltar às fontes pode ser incentivo a novos e corajosos passos. Característica significativa desse projeto passava pela organização do Seminário Maior, em Montes Claros, para formar os presbíteros da Província. Nesses vinte anos de história muitas outras iniciativas comuns foram registradas. Algumas estão em curso e são exitosas. Pastoralmente podemos ousar mais, como espera Papa Francisco de nós os bispos, com o apoio do clero e do laicato. Nossa região tem desafios comuns e nossa comunhão na fé e no agir pode fazer diferença. Sonhemos juntos.

Há uma bonita coincidência de datas na celebração dos 20 anos da Província Eclesiástica de Montes Claros. Nesse ano, o dia 25 de abril é o IV Domingo da Páscoa, intitulado Domingo do Bom Pastor e o dia da 58ª Jornada Mundial de Oração pelas Vocações. Com alegria e gratidão, na Arquidiocese de Montes Claros vamos ordenar um diácono transitório na Capela do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, a saber, o seminarista Daymon Dias Alves. Nas semanas seguintes, ordenaremos outros quatro diáconos transitórios: os seminaristas Luís Fernando Gomes Diniz e Maik Dias Mendes, na Paróquia São Geraldo, em Salinas, no dia 7 de maio; Athos Felipe Lopes Soares, na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Montes Claros, no dia 14 de maio; e Hugo Rafael Rocha Alves de Menezes, na Paróquia São José Operário e Maria de Nazaré, em Montes Claros, no dia 15 de maio. Esses jovens são frutos maduros da resposta ao chamado de Deus para o ministério ordenado.

Como Arcebispo, tenho me encontrado com um número muito grande de leigos e leigas que se multiplicam nas comunidades, comprometidos com o serviço à evangelização e sempre dispostos a oferecer tempo, energia, criatividade para a vida e a missão da Igreja. Posso dizer hoje o nome dos cinco seminaristas que serão ordenados diáconos. Mas o espaço desse artigo é pouquíssimo para elencar os nomes de todos os adolescentes e jovens, dos casais, dos leigos e leigas, dos consagrados e consagradas, dos diáconos, dos padres que escrevem a história da Arquidiocese. Sintam-se todos agradecidos por mim. Seus nomes estão no coração de Jesus. Permitam-me, ainda, registrar e agradecer os meus irmãos bispos que servem as dioceses da Província: Dom Jorge Alves Bezerra, SSS (Paracatu), Dom José Moreira da Silva (Januária) e Dom Roberto José da Silva (Janaúba). Estendo meus agradecimentos a Dom Leonardo de Miranda, a Dom José Alberto Moura, CSS e a Dom Ricardo Guerrino Brusati. Eles continuam unidos a nós na mesma missão.

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se