(31) 3224-2434
(31) 3224-0017
Artigo
            Publicações             Artigos             “Acreditei, por isso, falei”
“Acreditei, por isso, falei” 11 de Janeiro de 2021 Dom João Justino de Medeiros Silva Artigo dos Bispos Em todas essas missões, Dom José Alberto foi o homem do diálogo. Nunca se furtou a conversar com as pessoas
Dom João Justino de Medeiros Silva
Dom João Justino de Medeiros Silva Arcebispo Metropolitano de Montes Claros - MG
A a     

A Arquidiocese de Montes Claros tem vivido um tempo de muitas alegrias, não obstante os desafios, especialmente os decorrentes da pandemia. No último mês de dezembro, celebramos ordenações presbiterais e os 110 anos de criação da Diocese. Há poucos dias celebrávamos a solene ordenação episcopal de Dom Dorival Barreto Júnior, na Igreja Matriz. Dia 9 de janeiro será o dia de louvarmos e agradecermos ao Senhor pelos 50 anos de ordenação sacerdotal de nosso Arcebispo Emérito, Dom José Alberto Moura.

Em 9 de janeiro de 1971, em Ituiutaba, sua terra natal, o jovem religioso José Alberto foi ordenado presbítero, depois de ter feito os votos solenes na Congregação dos Sagrados Estigmas, ou Estigmatinos, como são mais conhecidos. Serviu em diferentes missões da Congregação até sua nomeação episcopal como bispo coadjutor de Uberlândia, em 1990. Em seu histórico como sacerdote estigmatino, destaca-se seu mandato de Superior Geral da Congregação, de 1982 a 1988, quando viveu em Roma e viajou pelo mundo animando e confirmando seus confrades na missão. Nesse período, doutorou-se em Roma, com brilhante tese sobre o fundador de sua família religiosa, São Gaspar Bertoni. Suas pesquisas foram de grande importância para o processo de canonização do fundador.

Em 2007, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, missão que exerceu até o dia 21 de novembro de 2018, quando teve aceitado seu pedido de renúncia por motivo de idade, conforme os cânones da Igreja Católica. Como membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – exerceu diferentes encargos, tendo participado de diversas comissões de trabalho. Destaca-se o período em que presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2007-2010) e o período em que presidiu o Regional Leste 2 (2011-2015).

Em todas essas missões, Dom José Alberto foi o homem do diálogo. Nunca se furtou a conversar com as pessoas. E fez isso sempre com muita habilidade e espírito evangélico. Seu empenho nas causas sociais contribuiu para beneficiar muitas pessoas e comunidades. Seu senso de comunhão eclesial se revela no cuidado criterioso de acolher o magistério dos papas, de contribuir efetivamente para a missão da Igreja no Brasil, agindo sempre de modo colegial com seus irmãos bispos. Sua espiritualidade eucarística é fonte de uma vida simples e sóbria. Seu senso de humor cria espaços de saudável convivência.

Toda a Igreja de Montes Claros se une a Dom José Alberto nessa data de seu Jubileu Áureo Sacerdotal, para depositar no altar do Senhor a gratidão pela vida, vocação e ministério desse pastor zeloso. Não fosse a pandemia, estou certo de que uma multidão acorreria à catedral metropolitana para abraçá-lo e agradecê-lo por ter ensinado a tantos de nós que o mais importante é crer n’Aquele que nos chamou à vida e à missão de fazer o bem aos irmãos e irmãs. Certamente, foi para nos motivar à fé que Dom José Alberto escolheu como lema de seu episcopado a palavra do Apóstolo Paulo na segunda carta aos Coríntios: “Acreditei, por isso, falei”. Sim, esse tem sido o testemunho de todos os dias de sua vida. Manifestar sua confiança no Senhor e seu empenho de oferecer o melhor de si para que outros façam a mesma experiência. Deus conceda a Dom José Alberto muita saúde e paz, serenidade e fortaleza para continuar entre nós como um apóstolo de Jesus Cristo, que não se cansa de ir ao encontro de suas ovelhas para levar-lhes a palavra e a eucaristia.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Últimas Notícias
                  
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se