Apresentação
A Comissão para a para a Ação Social Transformadora reúne as pastorais, movimentos e organismos que a partir de ações organizadas e articuladas e pelo compromisso com a comunidade se transformam em Pastorais Sociais.
A referida comissão teve a alteração de mudança de nome de Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz para Comissão para a Ação Social Transformadora, aprovada na reunião do Conselho Permanente no dia 21 de junho de 2017. Amudança aconteceu em virtude da confusão criada e pela semelhança do nome da Comissão com várias instâncias que se ocupam com os temas de Justiça e Paz. Além disso, a mudança pode colaborar com a simplificação no modo de se referir ao trabalho da Comissão.
A metodologia de suas ações busca fortalecer a identidade das Pastorais Sociais, a organização do trabalho social na Igreja e o diálogo com a sociedade.
Atribuições
• Promover o testemunho eclesial da justiça, da caridade e da paz;
• Aprofundar a reflexão sobre a missão específica das Pastorais Sociais, diante os sinais dos tempos;
• Fortalecer a identidade das Pastorais Sociais, a organização do trabalho social na Igreja e o diálogo com a sociedade;
• Defender a integridade da criação;
• Promover a articulação com outros movimentos e organizações da sociedade, partilhando os mesmos objetivos de valores, em defesa da vida, da dignidade e dos direitos de todos.
Bispos referenciais
Dom Marco Aurélio Gubiotti
Dom Aloisio Jorge Pena Vitral
Pastorais e Organismos que integram
Cáritas
Comissão Pastoral da Terra - CPT
Pastoral da AIDS
Pastoral Carcerária
Pastoral da Criança
Pastoral do Menor
Pastoral Operária
Pastoral da Pessoa Idosa
Pastoral do Povo de Rua
Pastoral da Saúde
Pastoral da Sobriedade
Pastoral do Surdo