Notícias

Representante do Vaticano visita Brumadinho e participa de seminário sobre mineração Por Arquidiocese de Belo Horizonte 16/05/2019 - Atualizado em 16/05/2019 09h58

Representante do Vaticano visita Brumadinho e participa de seminário sobre mineração
A+ a-

O monsenhor Bruno Marie-Duffé, secretário do Vaticano para o Desenvolvimento Integral, visita famílias atingidas pelo rompimento da barragem de mineração em Brumadinho, no dia 18 de maio. No dia 17, monsenhor Bruno participa do Seminário A mineração e o cuidado com a casa comum, organizado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Rede Igrejas e Mineração – plataforma ecumênica que integra diferentes Igrejas na América Latina, mobilizadas na ajuda às comunidades sob o impacto da mineração.

O seminário tem entre seus objetivos apresentar ao Vaticano o impacto da tragédia na vida da população de Brumadinho, além das contradições da mineração em Minas Gerais e no Brasil. Durante o evento, o secretário para o Desenvolvimento Integral reafirmará o compromisso do Vaticano em defender a vida e permanecer no apoio às comunidades que defendem seus territórios.

Dicastério para o Desenvolvimento Integral

O Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Integral é um setor ligado ao governo da Igreja Católica, na Cúria Romana. Foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, para coordenar as ações da Igreja nas áreas relacionadas às migrações, ajuda aos necessitados, enfermos e excluídos, marginalizados, vítimas dos conflitos armados e desastres naturais, aos encarcerados, aos desempregados e às vítimas de qualquer forma de escravidão e de tortura.

Sexta-feira, 17 de maio, no Museu de Ciências Naturais PUC Minas (Av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico)

16h – Abertura

Boas vindas – Dom Walmor de Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da CNBB.

Abertura e mediação do painel – O cenário da mineração em MG e no Brasil: Frei Rodrigo de Castro Amédée Péret. GT Mineração da CNBB e Rede Igrejas e Mineração.

As múltiplas realidades sociais em Brumadinho. Marina Oliveira, Articuladora Social da Arquidiocese de Belo Horizonte, moradora de Brumadinho)

As estratégias utilizadas para a divisão das Comunidades. Dr. André Sperling (Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais)

As Políticas Públicas em defesa dos territórios e das comunidades. Dra. Caroline Morishita (Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais)

A missão da Igreja: novos caminhos frente à mineração, em Minas Gerais e no Brasil. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães Bispo Auxiliar da Arquidiocese de BH e Reitor da PUC Minas e Dom Sebastião Lima Duarte, Presidente do GT Mineração da CNBB.

Ecologia Integral para a Vida da Casa Comum. Reflexão do Reverendíssimo Monsenhor Bruno-Marie Duffé, Secretário do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano.

Debate

Abertura da Exposição Fotográfica “Piedade de Minas”, no hall do Museu da PUC Minas.

Sábado, 18 de maio, – Sábado da Compaixão e da Solidariedade – Visita e Celebração da Esperança, em Brumadinho

9h às 11h – Córrego do Feijão (na igreja), com momento celebrativo e procissão até a lama.

13h às 17h – Parque da Cachoeira (na igreja), com momento celebrativo e procissão até a lama.

18h às 19h – Missa da Esperança – Celebração na Igreja Matriz de Brumadinho

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.
acesso