Notícias

Arquidiocese de Vitória envia voluntários para Barco-Hospital no Amazonas Por Arquidiocese de Vitória 07/05/2019 - Atualizado em 08/05/2019 10h26

Arquidiocese de Vitória envia voluntários para Barco-Hospital no Amazonas
A+ a-

Cerca de 223 comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas serão atendidas com consultas médicas ambulatoriais, emergência e odontológicas na missão Laguna Negra, uma das ações do Projeto Igreja Irmã entre a Arquidiocese de Vitória e a Prelazia de Lábrea (AM). Diversas atividades são realizadas durante o período de três meses ao longo da missão: consulta médica com exame clínico, aferimento de pressão arterial, administração e fornecimento de medicamentos; tratamento odontológico (extrações, restaurações, profilaxia, consultas e palestras preventivas sobre higiene bucal; curativos e atendimentos emergenciais com administração de medicamento endovenoso e intramuscular; visitas domiciliares com atendimento de oração e atendimento domiciliar a idosos.

Ao todo, a expedição se divide em quatro períodos de 15 dias cada, sendo que o primeiro tem início no dia 21 de maio. Neste ano, cerca de 50 voluntários poderão atuar na missão do barco-hospital. As atividades missionárias terminam no dia 01 de agosto. Além da organização dos voluntários, a Arquidiocese de Vitória e a Comunidade Epifania realizaram a campanha de arrecadação de medicamentos usados durante os atendimentos dos voluntários no Barco-Hospital. Através de uma parceria com a empresa Águia Branca, foram enviados aproximadamente 1 tonelada e meia de medicamentos para serem usados durante o período da missão.

A Comunidade Católica Epifania é uma parceira da Missão Laguna Negra, e junto com a Arquidiocese de Vitória faz a organização e coordenação dos trabalhos diários com orientações à população e direcionamento aos serviços oferecidos durante a missão do barco-hospital; administração das atividades internas e preparação da Celebração da Eucaristia, da Palavra, visitas às famílias, atendimento de oração individual e comunitária ao longo do Rio Purus.

De acordo com Maria Amélia, missionária da Comunidade Epifania, a missão do barco hospital tem como finalidade promover a vida e levar esperança aos ribeirinhos, "Baseada na Palavra de Deus, que veio “para que todos tenham vida em abundância”(Jo. 10,10), a missão com o Barco Laguna Negra, que pertence à Arquidiocese de Vitória, Prelazia de Lábrea e a Comunidade Epifania, temos por finalidade o serviço da caridade e da esperança que decorrem do Evangelho de Cristo aos irmãos ribeirinhos e indígenas deste lugar muitas vezes esquecidos", afirma.

 

Projeto Igreja Irmã

O Projeto Igreja Irmã foi criado pela CNBB no final do ano de 1972. No início de 1972, a Arquidiocese de Vitória assumiu o Projeto com a Prelazia de Lábrea, como consta no Livro tombo desta Prelazia. Ou seja, neste ano de 2019 completaram-se 47 anos desta fraterna relação entre a Prelazia de Lábrea (AM) e a Arquidiocese de Vitória. Ao longo destes anos, aconteceram diversas visitas e diálogos entre os bispos anteriores da Arquidiocese e da Prelazia, bem como mudanças na dinâmica do Projeto visando ampliar e qualificar sua ação.

Prelazia de Lábrea está situada no centro-sul ocidental do Estado do Amazonas e pertence ao regional Noroeste da CNBB. Quatro municípios com uma extensão territorial de 232.240,0Km², quase o tamanho do estado de São Paulo. A Prelazia é composta por quatro paróquias: N. Sra. de Nazaré (Lábrea), São João Batista (Canutama), Santo Agostinho (Pauini) e Santa Rita (Tapauá) e uma área missionária (entre Canutama e Tapauá).

Os projetos missionários desenvolvidos na Amazônia com o generoso apoio das Igrejas Irmãs servem de sinal, recordação e incentivo para que toda a Igreja no Brasil seja, de fato, missionária, ‘em estado permanente de missão’. O objetivo do Projeto Igrejas-irmãs é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.
acesso