Notícias

Formação sobre o Setor Juventude acontece em João Monlevade (MG) Por Com informações de Pe. Hideraldo Verissimo Vieira 19/02/2019 - Atualizado em 19/02/2019 14h23

Formação sobre o Setor Juventude acontece em João Monlevade (MG)
A+ a-

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, foi realizado uma formação sobre o Setor Juventude, na Arpas em João Monlevade (MG), Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano. O evento contou com a assessoria do Regional Leste 2, Kelly e Juarez.

37 pessoas participaram da formação, sendo jovens e assessores das diversas Juventudes da Diocese, entre elas: Novas Comunidades, Renovação Carismática Católica, Pastoral da Juventude, Encontro da Amizade, Movimento Jovem, Filhos de Maria, Grupos de Jovens (Paroquiais), Juventude Missionária, Liturgia e Catequese.

Na oportunidade, os participantes puderam refletir sobre o Setor Juventude e o Projeto IDE. Vale recordar que o Setor Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto, que visa também favorecer a integração e o diálogo, e propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana e as especificidades de cada segmento juvenil.

Fazem parte do Setor, as experiências de evangelização juvenil existentes na nossa Diocese: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, que se comprometem com atividades permanentes como as Formações diocesanas, Retiro para a equipe de coordenação diocesana, DNJ (Dia Nacional da Juventude), JDJ (Jornada Diocesana da Juventude) e Missão Jovem.

Já o Projeto Ide, tem como missão a estimular a mística e a atitude missionária nas juventudes do Brasil, visa ampliar e melhorar os espaços e oportunidades de formação de assessores, acompanhantes, lideranças e coordenadores de grupos juvenis em todo o país, estruturar e estimular a criação do Setor Diocesano da Juventude, como lugar de comunhão e unidade das diversas expressões juvenis.

No que tange as questões de ecologia, o IDE tem o objetivo de aprofundar no estudo da Carta Encíclica Laudato Si, para estimular a consciência ecológica e ações locais de cuidado da Casa Comum, e quanto as Políticas Públicas, deseja incentivar a presença da juventude nos conselhos municipais e sua participação ativa na discussão por políticas públicas como agentes na construção da civilização do amor.

Dentre outros encaminhamentos, ao final do encontro tiramos uma comissão provisória com representantes dos 3 regionais para ajudar na assessoria. No Regional I, os responsáveis serão Lucas Silva da Paróquia Santo Antônio em Itabira e Ronaldo Oliveira da Paróquia São José em Passabém. No Regional II, o representante será Jailton Guilherme Pereira Dias da Paróquia São Sebastião em Bela Vista. E por fim, no Regional III, fará parte dessa comissão, a Aline Cristina da Paróquia Senhor do Bonfim de Ipatinga, e Gutierres Luiz Ferreira dos Santos da Paróquia São Francisco Xavier em Coronel Fabriciano.

 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.
acesso