Notícias

Dom Messias Reis da Silveira toma posse como novo Bispo de Teófilo Otoni (MG) Por Pascom Diocese de Teófilo Otoni 18/02/2019 - Atualizado em 18/02/2019 11h32

Dom Messias Reis da Silveira toma posse como novo Bispo de Teófilo Otoni (MG)
A+ a-

No último sábado, 16 de fevereiro, a Catedral Imaculada Conceição em Teófilo Otoni (MG), recebeu cerca de 3 mil pessoas das 42 paróquias da diocese para a posse de Dom Messias Reis da Silveira, que se tornou o 6º Bispo nos 62 anos da Diocese de Teófilo Otoni.

A posse foi concelebrada por Dom Darci, Arcebispo metropolitano de Diamantina e pelos Bispos de Araçuaí, Almenara, Governador Valadares, Guaxupé, Sete Lagoas e o vice-presidente da CNBB Centro Oeste, que era o regional que Dom Messias presidia antes de ser nomeado Bispo de Teófilo Otoni. Contamos ainda com a presença de dezenas de padres, seminaristas, religiosos e religiosas.

A Celebração iniciou-se seguindo o rito da igreja católica, tendo a condução de Dom Darci que relembrou a vida de Dom Messias, logo após Padre Luiz que é o chanceler diocesano fez a leitura das letras apostólicas e em seguida Dom Messias recebeu o Báculo e foi acolhido pelo clero diocesano e por todo o povo de Deus da Diocese de Teófilo Otoni presente na Catedral nesse momento histórico, recebendo Dom Messias como o novo pastor Diocesano.

Em sua primeira Homilia ele acolheu todos os presentes e falou da importância de estar no meio de suas ovelhas, sendo presença de Cristo:

Trecho da Homilia

“Quero no amor e pelo amor contribuir para gerar a comunhão desejada por Jesus. Essa é uma Igreja que deve continuar a crescer pela atração à cristo. A nossa unidade dará força para que a missão se realize aproximando-nos de Jesus e cuidando das feições dele que causam dores em nós. Vamos viver uma Diocese que cuida especialmente dos mais necessitados. Para isso precisamos estar unidos. Unidade não se cria por decreto, mas pela vivência. Quero viver no meio de vocês. O Pastor deve ser sinal de unidade e deve ser o primeiro a estar disposto a dar vida pelo rebanho. Se alguém tiver que sofrer por causa de Cristo, seja eu o primeiro a estar disposto a este sacrifício.”

No final da celebração Dom Messias foi acolhido pelo prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, que ressaltou que a nossa diocese é formada na sua maioria por pessoas pobres, porém extremamente ricas em sua diversidade ressaltando os nossos povos indígenas maxacali e os nossos irmãos quilombolas, em seguida disse que entregava a Dom Messias a chave da cidade e dos corações do nosso povo: “Seja muito bem-vindo Dom Messias!”. Para finalizar o novo Bispo deu a sua primeira benção e após a celebração recebeu o carinho e o abraço fraterno de todos os presentes.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.
acesso