Notícias

Tragédia ambiental: Diocese promove reunião para avaliar problemas no Rio Doce Por Comunicação da Diocese de Colatina 14/12/2018 - Atualizado em 14/12/2018 15h57

Tragédia ambiental: Diocese promove reunião para avaliar problemas no Rio Doce
A+ a-

Na tarde desta quinta-feira (14/12), a Diocese de Colatina promoveu uma reunião para alinhar ações em prol dos atingidos pela lama de rejeitos de minério que contaminou o Rio Doce, em novembro de 2015. O encontro foi conduzido pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, em Colatina, e contou com representantes do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública do Espírito Santo, do Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab), da Associação de Pescadores de Colatina e da Prefeitura Municipal de Colatina.

Na ocasião, todas as representações tiveram a oportunidade de expor situações relacionadas às consequências trazidas pela lama e que ainda persistem, e apontar possíveis soluções e encaminhamentos. Foram discutidos pontos como a assessoria técnica que será feita em todas as áreas da bacia do Rio Doce atingidas pela lama; a proibição da pesca na região afetada; a atuação da Fundação Renova; os problemas de saúde física causados pela água contaminada; a dificuldade financeira e os problemas psicossociais enfrentados pelos trabalhadores que dependiam do Rio Doce para tirar seu sustento; e a possibilidade de reabrir a peixaria no centro de Colatina.

São muitas as questões a serem resolvidas, mas ficou claro que o grupo pensa da mesma maneira e atuará com afinco para ajudar as vítimas dessa que é uma das maiores tragédias ambientais que o mundo já presenciou, em se tratando de mineração. Algumas decisões importantes foram tomadas e os resultados devem aparecer já no começo de 2019. Dom Wladimir avaliou de forma positiva a reunião e pretende, em nome da Diocese de Colatina, continuar lutando pela dignidade dos atingidos e a punição dos culpados.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.
acesso