Notícias

Arquidiocese de Uberaba prepara ato pró-Síria Arquidiocese de Uberaba se une a cidadãos de boa vontade para promover ato pró-Síria na cidade Por Assessoria de imprensa da arquidiocese de Uberaba 18/04/2018 - Atualizado em 18/04/2018 13h52

Arquidiocese de Uberaba prepara ato pró-Síria
A+ a-

Foi realizada na manhã do último sábado, 14 de abril, uma reunião na Catedral Metropolitana de Uberaba com o objetivo de promover um ato pró-Síria, envolvendo toda a cidade.

Estiveram presentes nesta primeira reunião, monsenhor Valmir Ribeiro, pároco da Catedral e assessor espiritual da Pastoral da Comunicação da arquidiocese de Uberaba; Renata Quirino, comunicadora e agente da Pastoral da Comunicação arquidiocesana e Jordana Moreira, assessora de imprensa da arquidiocese de Uberaba e também agente Pascom Arquidiocesana.

Representando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) estiveram presentes Dr. Ricardo Perdigão, vice-presidente da OAB, representando a diretoria e a comissão de Direitos Humanos, em Uberaba; e Dra. Zaida Perdigão, atual presidente da Comissão de Filantropia da OAB, em Uberaba.

Esteve presente Dra. Mislei Duarte, advogada, que juntamente com monsenhor Valmir foi quem teve a ideia e a iniciativa de promover este ato pró-Síria em Uberaba. Mislei está representando um grande grupo de advogadas da cidade. “Temos um grupo só de mulheres advogadas, são aproximadamente 400 advogadas, sem qualquer vinculação política”, conta Mislei.

Estiveram presentes também os jornalistas e empresários, César Antônio e Mário Sérgio Santos.

Mislei destacou que a proposta de promover um ato pró-Síria é uma manifestação pacífica. O objetivo é mostrar para o mundo que a sociedade uberabense está preocupada com a Síria. “É voltar os olhos para a Síria, acender uma luz em Uberaba”, afirma Mislei.

Monsenhor Valmir destacou a participação da Cáritas, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a principal referência para refugiados sírios que chegam ao Brasil.

Durante a reunião foi apresentada a ideia de se realizar uma caminhada em Uberaba pela paz na Síria. Além da caminhada, foi pensado em um gesto concreto. A ideia seria entrar em contato com a organização humanitária, Médico Sem Fronteiras, para ter conhecimento do que é mais urgente no momento. Foi sugerida uma coleta, em dinheiro, em prol da Síria. Cada uma das instituições envolvidas no ato pró-Síria definiria como iria arrecadar esta ajuda financeira – com toda a prestação de contas necessária.  Haveria, então, dois momentos: o primeiro seria a caminhada pela paz na Síria, como o pontapé inicial para chamar a atenção da população e da mídia para a tragédia da Síria. “Ficar chocado não é o suficiente. O choque tem que ser seguido de ação”, declarou a agência da ONU para a infância em sua página no Facebook. O segundo momento seria uma prestação de contas para toda a sociedade uberabense com relação ao que foi arrecado e a forma como este valor chegará à Síria.

Foi colocado em pauta qual seria a melhor forma de ajudar a Síria: se com doações em espécie (dinheiro) ou doações em bens materiais. Como os relatos são de que as doações em bens materiais e a ajuda humanitária não conseguem chegar à Síria, devido à condição de guerra e bombardeios, os participantes da reunião chegaram à conclusão de que a doação em dinheiro cumprirá melhor o papel de ajudar concretamente a população síria – seguindo as demandas que serão informadas pelo Médico Sem Fronteiras.

Será agendada a próxima reunião desta comissão pró-Síria que foi formada. Cada um dos presentes irá entrar em contato com outras instituições, como escolas de Uberaba, veículos de comunicação e também instituições ligadas à saúde. O intuito é trazer mais entidades para a mobilização. Monsenhor Valmir irá convidar lideranças de outras religiões para aderir ao ato pró-Síria.

Todos são convidados a participar do ato e contribuir enquanto cidadãos. É importante destacar que o ato proposto não tem qualquer vínculo político ou partidário.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.