Notícias

Estudos e retiro espiritual marcam segunda semana 56ª AG Por Assessoria de imprensa da CNBB Nacional 16/04/2018 - Atualizado em 16/04/2018 11h01

Estudos e retiro espiritual marcam segunda semana 56ª AG
A+ a-

A 56ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece no Santuario Nacional de Aparecida (SP), chega na segunda semana de realização. A programação do fim de semana teve sessões reservadas com os arcebispos e bispos e sessões de trabalho no Centro de Convenções Pe. Vitor Coelho de Almeida com as temáticas: Projeto Comunhão e Partilha, solidariedade entre as igrejas, a reforma do Estatuto da CNBB e a música litúrgica.

Outra pauta do fim de semana foi o retiro do episcopado, realizado no sábado, 14, foi orientado pelo agostiniano recoleto, nascido em Navarra, na Espanha, dom José Luiz Azcona, bispo emérito do Marajó (PA). Para o bispo de Duque de Caxias (RJ), Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, os bispos foram “brindados” pelas excelentes pregações de Dom Azcona: “ele ajudou muito a nós bispos fazermos uma reflexão muito intensa e nos colocarmos sempre na escuta do que o Espírito Santo deseja que realizemos”.

A celebração da santa missa no fim da manhã do domingo, 15 de abril, marcou o fim do retiro espiritual do episcopado brasileiro. A missa foi celebrada pelo arcebispo de São Paulo (SP), Cardeal Odilo Pedro Scherer, e teve como intenção principal os bispos que completam neste ano jubileu de ordenação presbiteral ou episcopal.

Nesta segunda-feira, 16 de abril, é o sexto dia da 56ª AG que prevê na primeira sessão, das 9h15 às 10h45, a realização de uma reunião reservada com o episcopado. Na segunda sessão, no auditório do Centro de Convenções Pe. Vitor Coelho de Almeida, das 11h15 ao 12h45, vai abordar o tema: o Ano Vocacional. Inicia-se também a escolha, por meio de votação digital, dos bispos titulares e suplentes que vão representar o Brasil na Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que acontece entre os dias 3 e 28 de outubro de 2018, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A votação se estende por várias sessões ao longo até o dia 19 de abril.

Coletiva de Imprensa 
Coletiva de Imprensa de segunda-feira, 16/04, abordará o projeto Pensando o Brasil: “O Estado Laico”, a realização do Ano do Laicato e 18º Congresso Eucarístico Nacional.

O Projeto Pensando o Brasil cujo tema deste ano é “O Estado Laico” será objeto da 4ª Coletiva de Imprensa da 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil na próxima segunda-feira, dia 16/04. A realização, na Igreja no Brasil, do Ano do Laicato e as próximas ações que se estendem até novembro, na Festa de Cristo Rei, também será um tema a ser abordado na coletiva. Outro tema que os bispos apresentarão será a realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional.

Participam da coletiva de imprensa, dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC); dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE); e dom Roberto Ferreria Paz, bispo de Campos (RJ).

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.