Notícias

Missão Jovem na diocese de Januária Por Pascom da diocese de Januária 09/01/2018 - Atualizado em 09/01/2018 10h06

Missão Jovem na diocese de Januária
A+ a-

Acontece entre os dias 7 a 14 de janeiro, a segunda experiência da Missão jovem do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Missão é uma iniciativa do Serviço Regional de Evangelização da Juventude (SREJ), que teve início na diocese de Teófilo Otoni em 2017. Na ocasião jovens de várias (arqui)dioceses visitaram, celebraram e conheceram outras realidades nesta imensidão da igreja católica em Minas Gerais e no Espírito Santo, em todo o seu contexto histórico, missionário, religioso e místico. Neste ano a diocese anfitriã da Missão Jovem é  Januária, às margens do Rio São Francisco e tem como articulador o padre José Francisco Chaga Júnior que juntamente com as Irmãs da Divina Providência na pessoa da irmã Neuza Cardoso coordenam o Comitê Organizador Local (COL) do Setor Juventude na diocese de Januária.

Além dos jovens missionários, a missão conta também com a presença de padres e leigos (as) coordenadores (as) do Setor Juventude das (arqui)dioceses do Regional Leste 2, além da presença do bispo referencial da Comissão para a Juventude no Leste 2 e bispo diocesano de Patos de Minas (MG), dom Frei Cláudio Nori Sturm. Na abertura da Missão,  dom Cláudio celebrou uma missa solene e enviou os jovens para evangelizar nas terras nortemineira. Participa também o bispo diocesano de Januária, dom José Moreira da Silva, que estará presente com os jovens missionários durante os dias da Missão.

A Missão Jovem acontece em um dos setores de atuação pastoral  da diocese de Januária (MG) cuja sede é o município de São Francisco. O setor é composto pelos municípios de São Romão (responsável, padre Gilmar Rodrigues), Pintópolis (responsável, padre André Luiz), Icaraí de Minas (responsável, padre Ederson Caciquinho) além do próprio município de São Francisco (responsáveis, padres Claudeslei Batista e Carlos Brito).

No dia sábado, 13, a Missão Jovem do Regional Leste 2 terá um momento de muita história, mística, religiosidade e tradição com a apresentação de um musical que contará a história e religiosidade popular do povo nortemineiro que vivem às margens do Rio São Francisco na diocese de Januária. O musical foi escrito por Ramiro Montalvão, produtor artístico do Rio de Janeiro (RJ);  no elenco padres, bispos, religiosas (as), índios Xakriabá (reserva indígena existente na diocese de Januária no Município de São João das Missões) e leigos (as) na cidade de São Francisco – MG. A atividade cultural está prevista para as 20h.

O encerramento da Missão Jovem será no domingo, 14 de janeiro, às 9h, com a celebração da Santa Missa na cidade de São Francisco (MG). 

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Boa Viagem, Belo Horizonte - MG
30.130-183   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.