Carregando busca...
+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017

Notícias

Diocese de Leopoldina realiza Assembleia Diocesana de Pastoral Por Diocese de Leopoldina 07/11/2017 - Atualizado em 07/11/2017 11h39

Diocese de Leopoldina realiza Assembleia Diocesana de Pastoral
A+ a-

Depois de realizadas as assembleias paroquiais e forâneas, no dia 04 de novembro, das 8 às 15hs, no Colégio Imaculada, em Leopoldina (MG), aconteceu a Assembleia Diocesana de Pastoral. Com participação do bispo diocesano, do clero, religiosos (as), seminaristas, dois representantes de cada paróquia e das demais pastorais diocesanas, iniciamos os trabalhos com a oração do Ofício Divino das Comunidades. Dom José Eudes Campos do nascimento deu boas vindas a todos e falou-nos da importância da Assembleia para a diocese.

Foi apresentado o resultado das assembleias no nível forâneo, nos cinco aspectos salientados pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora: Formação Cristã, Ser Igreja Viva, Comunidade de Comunidades, Igreja Missionária e a Serviço da Vida. Iluminados pela Palavra de Deus, tendo como texto Atos 2, 42-47, padre Paulo Roberto, coordenador diocesano de pastoral, em uma breve apresentação chamou a atenção para os trabalhos em grupos, considerando o Capítulo 2 do Documento “paróquia, comunidade de comunidades”. A assembleia precisa ser conduzida para que nossas comunidades sejam: Casa de Oração, Casa de Acolhida, Casa da Palavra e Casa da Hospitalidade Missionária.

Após os trabalhos em grupos, padre Reginaldo dirigiu o plenário com a apresentação dos 15 grupos. Feita uma síntese, por parte do grupo da secretaria, e possibilitando a palavra aberta a todos, a assembleia chegou à seguinte conclusão: Serão quatro eixos que nortearão todo o trabalho pastoral da diocese: 1. A espiritualidade cristã, 2. A acolhida, 3. A dimensão missionária, 4. O senso de unidade ou trabalho em conjunto. Como prioridades para os próximos anos foi decidido: 1. Formação bíblico-catequética; 2. Pastoral Familiar articulada com as demais pastorais; 3. Pastoral da Juventude com a realização de uma assembleia com jovens e formação de lideranças juvenis; 4. Pastoral Missionária com o Projeto “Vai Missionário” ou outro semelhante; 5. Fortalecimento e organização das Pastorais Sociais.

A Assembleia Diocesana de Pastoral foi um momento de Graça para a diocese e foi concluída pelo bispo diocesano com a oração final e consagração a Nossa Senhora. Agradecemos a todos que contribuíram para o bom êxito de todos os trabalhos realizados.

voltar
Receba artigos e notícias da CNBB Leste 2 Cadrastre seu e-mail...
Av. João Pinheiro, 39, 2º andar
Funcionários, Belo Horizonte - MG
30.130-180   Trace sua rota...


+55 (31) 3224-2434  -  3224-0017
© 2014 - 2017 CNBB Regional Leste 2 - Todos os direitos reservados.